Imagem: Adobe Stock

Quais as comidas típicas de Cuiabá?

A capital mato-grossense possui uma culinária muito rica e diversa. Veja o que comer quando estiver por lá!

O Brasil é uma mistura de culturas e sabores e Cuiabá é um símbolo disso. A culinária da capital do Mato Grosso tem origens que se confundem com a própria origem do país: a comida típica cuiabana tem características portuguesas, indígenas e africanas.

 

Comidas típicas de Cuiabá

Venha conhecer um pouco mais sobre a culinária desta cidade, que é uma das que mais mantém as suas tradições culinárias:

 

Maria Izabel

Em uma pesquisa espontânea realizada em abril de 2019, a Maria Izabel foi escolhida como prato preferido por 29{e0aad2e0600262a0e1061c18e8fcddf0111e914da1454ce9ed6ba1fe901c7a21} dos cuiabanos. A queridinha dos moradores locais é caracterizada pela simplicidade: a Maria Izabel é uma mistura de arroz e carne serenada (carne que é posta no sereno da noite para secar).O que se conta é que o prato teve origem durante a Guerra do Paraguai. Isolados e sem conseguir produtos vindos de fora, os moradores tiveram que se virar com o que cultivavam para se alimentar: o arroz cultivado nas margens do rio Cuiabá e o gado criado nas fazendas da região.

 

Ventrecha de Pacu

O segundo lugar na pesquisa ficou com a Ventrecha de Pacu. Ventrecha são as costelas do peixe, de onde são tiradas as postas servidas no prato, e o pacu é um dos peixes mais comuns do pantanal mato-grossense. As postas do peixe são geralmente empanadas e servidas em porções.

 

Farofa de banana-da-terra

A farofa talvez seja um dos pratos mais brasileiros que existem, mas cada região faz sua farofa de um jeito diferente. Em Cuiabá, é muito comum o uso de banana-da-terra junto com a farinha de mandioca. Há ainda a opção de colocar carne seca frita para dar um sabor a mais no acompanhamento.

 

Caldo de piranha

Um dia é da caça, outro do caçador. A piranha, um dos peixes mais temidos dos rios brasileiros, vira protagonista deste prato típico da região. O caldo tem a fama de ser muito energético e até mesmo afrodisíaco.

 

Furrundu

Para a sobremesa, um doce bem típico da região de Cuiabá, o furrundu. Feito com mamão ou cidra ralados, o furrundu leva canela, gengibre e cravo. Para finalizar, o prato é completado com rapadura. Um sabor inesquecível do Mato-Grosso.

 

Deu água na boca, não é? O Hotel Deville Prime Cuiabá está esperando a sua hospedagem. Não perca tempo e experimente todas estas delícias!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Telegram
Threads

Confira também

Salvador celebra 476 anos: conheça a história da primeira capital do Brasil 

Curitiba completa 332 anos: conheça a capital referência em qualidade de vida 

Porto Alegre: 253 anos de história, cultura e curiosidades 

Reserve seu hotel

Busca de Hospedagem