» Bate e volta saindo de Curitiba: 9 passeios de um dia pertinho da capital paranaense
Parque Tanguá, Curitiba/PR | Imagem: Adobe Stock
Parque Tanguá, Curitiba/PR | Imagem: Adobe Stock

Bate e volta saindo de Curitiba: 9 passeios de um dia pertinho da capital paranaense

Curitiba é conhecida por seus inúmeros pontos turísticos. Difícil conhecer todos em uma única visita. E além das atrações centrais, a cidade é uma ótima localização para quem quer fazer passeios inesquecíveis pela região. O Hotel Deville Curitiba Batel separou 9 locais que você precisa conhecer e que ficam a uma distância de até 100 km da capital.

 

1 – PARQUE ESTADUAL VILA VELHA 

Perfeito para quem quer ser impressionado pela natureza desde a viagem pela região dos Campos Gerais até a Vila, você não conseguirá deixar de apreciar a grandiosidade deste parque fundado em 1950 para preservar as formações rochosas que no passado se encontravam submergidas no mar antes da separação continental. Daí a surpreendente formação de cavernas verticais, as famosas falésias de arenitos de até 30 metros de altura, cada uma com formas ideais para fazer fotografias, além das trilhas perfeitamente sinalizadas para fazer caminhada e ciclismo num ambiente seguro, enfeitado pela flora e fauna que mora no lugar.  

Aproveite a visita do Parque Estadual Vila Velha e experimente a sensação de tranquilidade, harmonia e paz que o panorama das Furnas oferece ao ser visitado, localizadas a 3 km dos Arenitos de Vila Velha. Em paralelo e não menos importante se encontra a Lagoa Dourada, localizada a apenas 15 minutos de Ponta Grossa, possui 320 metros de diâmetro e 3 metros de profundidade. O local tem um encanto indescritivelmente mágico, principalmente na hora do entardecer, quando as suas águas são refletidas pelo sol, tornando-se douradas e brilhantes, sem deixar para trás a densa vegetação que rodeia as águas. 

DISTÂNCIA: Localizado em Ponta Grossa, a 90 km de Curitiba. 

 

2 – BURACO DO PADRE 

Batizado pelos caboclos com um nome bem particular, pois é o lugar que os padres jesuítas tinham como refúgio para meditar. A maravilha natural oferece diversas belezas e riachos, a maior atração é a cavidade onde se encontra uma cachoeira de 30 metros de altura e na base dela há uma espécie de praia pequena com areia e muitas pedras, muitos dos turistas e visitantes utilizam essa parte como mesas para fazer piquenique ou ioga. Além de toda essa beleza, há também caminhos formados por pedras e raízes de árvores. Recentemente, a via foi reestruturada com passarelas de madeira, permitindo que cadeirantes e pessoas com dificuldades locomotoras cheguem à furna. 

DISTÂNCIA: Localizado no Distrito de Itaiacoca de Ponta Grossa, a pouco mais de 100 km de Curitiba. 

 

3 – CAMINHO DO VINHO 

Conheça boa parte da cultura italiana e também polonesa com belas casas históricas, turismo rural onde o folclore está presente em cada canto, oferecendo variedade de comidas típicas e artesãos locais com uma grande diversidade de restaurantes e produtos comercializados como o vinho, suco, grapa e licores, produtos coloniais (salames, queijos, compotas, bolachas, conservas, entre outros) e agrícolas, transformando a região num produto turístico diferenciado, inclusive com passeios em carroça para as crianças. 

DISTÂNCIA: Localizado a 24 km de Curitiba, na Colônia Murici em São José dos Pinhais. 

 

4 – COLÔNIA WITMARSUM 

Sinta-se como se estivesse em uma zona rural da Europa. É impossível deixar fora do seu roteiro esta pequena comunidade alemã, onde você vai encontrar traços da arquitetura germânica e costumes que impregnam cada cantinho, fazendo que sua visita seja inesquecível. Sua história é representada pela mistura de migrantes holandeses, russos e alemães que foram fundadores da colônia, o que garante a especialidade e a produção de leite, grãos e queijos finos como comércio principal. O turismo vem crescendo consideravelmente, graças a sua estrutura que vem sendo aprimorada com um museu, cafés, restaurantes, pousadas, artesanato, cervejarias e passeios a cavalo. 

DISTÂNCIA: A 60 km de Curitiba. 

 

5 – CAVE COLINAS DE PEDRA 

Quem ama um bom vinho, tem uma opção que não pode deixar para trás, a Cave localizada na zona rural de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, onde é utilizado um antigo túnel ferroviário para envelhecer e dar complexidade a mais de 50 mil garrafas de espumantes que ficam ali pelo menos dois anos. Após escutar a história do lugar, degustar as amostras dos espumantes e ver as garrafas em pleno processo, chega a hora do almoço, servido no restaurante em pequenas porções individuais num buffet onde cada cliente pode se servir à vontade. As receitas são um legado familiar e foram pensadas justamente para combinar com o sabor dos espumantes amadurecidos. É preciso fazer reserva antes de ir. 

DISTÂNCIA: A 22 km de Curitiba. 

 

6 – LAPA 

Fique pronto para fazer uma viagem pela história do Brasil e do Paraná numa cidade com mais de 50 anos que foi o epicentro de grandes acontecimentos em favor da independência brasileira. Visite seus inúmeros casarões e atrações em sua maioria gratuitas, cada um com ambientes que o levará à época colonial: o Theatro São João, o Museu Histórico e a mais antiga construção da cidade: a Igreja Matriz de Santo Antônio. Depois visite a Casa Vermelha e, em seguida, a Casa dos Cavalinhos chamada também de Casa da Memória. Não esqueça o Museu das Armas, o Panteon dos Heróis e o Santuário de São Benedito. E, para passear mais um pouco, finalize com a Casa Lacerda e o Parque do Monge, onde supostamente viveu o monge João Maria D’Agostinis, virando um ponto de peregrinação.  

DISTÂNCIA: A 22 km de Curitiba. 

 

7 – ANTONINA 

Você vai se apaixonar por esta bela cidade localizada na Serra do Mar, no litoral do Paraná e cercada por montanhas, rica em história e enfeitada com mágicos cenários naturais. Não pode faltar no seu roteiro conferir o colorido e famoso Centro Histórico, visitar os comércios e descansar na Praça Coronel Macedo, ir à imponente Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar fundada em 1714 e dividida entre as paisagens das montanhas e a baia, curtir um passeio de barco pela Baía de Antonina, desfrutar e relaxar no Bairro Alto no meio da Mata Atlântica, tendo opções de trilhas que levam até o famoso Rio Cachoeira. E se você deseja fazer um churrasco e aproveitar outro banho de rio e acampar, tem que conhecer o Recanto do Rio Nunes. Não deixe de comprar e experimentar as famosas balas de banana. 

DISTÂNCIA: A 85 km de Curitiba. 

 

8 – MORRETES 

Famosa pelos seus monumentos e restaurantes, especialmente pelo procurado prato tradicional chamado Barreado e com uma alta visitação de turistas e curitibanos nos finais de semana, sem dúvida, Morretes é um ponto imperdível no roteiro da sua viagem. Conta com uma natureza privilegiada, rodeada pela Mata Atlântica, rios, cachoeiras e pela Serra do Mar paranaense, em um dos trechos mais preservados do Brasil, onde se encontra o Pico do Marumbi, com 1539 metros de altura. As principais atrações urbanas se concentram na rua que costeia o rio Nhundiaquara e seu entorno, também um novo Parque Temático chamado Hisgeopar onde se apresenta um resumo da história e geografia do Paraná em miniatura. Mas se tem uma coisa que representa a cidade, é o passeio de trem mais belo do Brasil, que pode ser feito partindo de Curitiba até Morretes, ou ao contrário. O passeio passa por paisagens fantásticas da serra, por pontes, viadutos, túneis, penhascos e cachoeiras. 

DISTÂNCIA: A 68 km de Curitiba. 

 

9 – PICO DO PARANÁ 

Para os mais arriscados e aventureiros, a dica é subir o Pico do Paraná – prepare-se para fazer 8 horas de trilhas que valerão cada minuto ao conhecer a mais alta formação rochosa do Sul do Brasil com 1962 metros de altura. Leve sua câmera para deixar registradas as imagens mais charmosas e surpreendentes que você já viu. Também há uma parada na estação de trem Marumbi,para quem quer fazer alpinismo pela formação de montanhas. 

DISTÂNCIA: A 60 km do centro de Curitiba. 

E se você leu nossas recomendações e já está pensando em visitar as redondezas de Curitiba. não perca tempo! Aproveite e faça sua reserva no Deville Curitiba Hotel clicando AQUI, no centro de Curitiba, próximo de amplo comércio e fácil acesso aos pontos turísticos da capital.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desfrute de uma experiência única Faça a sua reserva